Para solicitar a conclusão de nível à Região Escoteira de São Paulo é preciso acessar o site "Conclusão de Nível de Formação" e preencher todos os campos solicitados.
Para a conclusão dos níveis preliminar, intermediário e avançado, o voluntário precisa ter desenvolvido 100% das competências apresentadas nas rotas de aprendizagem, o que acontece mediante o cumprimento das atividades fixas, além da realização das atividades flexíveis ou equivalentes, conforme acordadas com o APF. Alcançadas as competências correspondentes, a conclusão do nível deve ser aprovada pelo APF, homologada e solicitada pela Unidade Escoteira Local e certificada pelo Nível Regional.
Para solicitar a concessão de Distintivo Especial à Região Escoteira de São Paulo. é preciso acessar o site "Distintivos Especiais", devem ser anexados à esta solicitação os documentos relacionados a seguir, imprescindíveis à análise do processo:
Ata de Recomendação da Roca de Conselho (Cruzeiro do Sul), Corte de Honra (Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria) ou Conselho de Clã (Insígnia de BP);
Carta de Recomendação dos Escotistas da Seção para o Distintivo Especial;
Projeto apresentado para concessão da Insígnia de Interesse Especial, quando houver;
Relatório detalhado do projeto de relevância desenvolvido e executado no caso da Insígnia de BP;
PDF da Ficha Modelo 120 do Paxtu.
OBSERVAÇÕES
1. O checklist não substitui nenhum dos documentos relacionados acima, que são imprescindíveis para a homologação dos distintivos. É apenas um documento auxiliar para os escotistas e jovens acompanharem suas conquistas.
2. Os modelos de concessão e recomendação disponibilizados são apenas exemplos do conteúdo que deve conter os documentos. Os responsáveis pelo processo têm a liberdade e devem acrescentar outras informações sobre a vivência escoteira do jovem.